Quem Somos

A Academia de Dança de Matosinhos, fundada em 2008, constituiu-se com o objetivo de proporcionar aos jovens do Concelho e região um ensino e formação vocacional em dança, tentando apoiar e incentivar os seus alunos no prosseguimento de uma carreira profissional. A Academia conta já com uma dezena de produções originais, 51 apresentações, e uma vintena de prémios e condecorações.

 

A Academia desenvolve o seu projeto pedagógico de forma a poder proporcionar aos alunos e professores formação de qualidade, convidando para esse efeito artistas, bailarinos, docentes e técnicos que possam enriquecer o currículo dos interessados. Nesse sentido, as 41 formações já organizadas vieram alargar o seu espectro de ação trazendo uma mais valia à própria escola e seus alunos.

 

A Academia realiza orientação pedagógica a alunos que pretendam prosseguir carreira, enquadrando cada aluno na sua área específica, preparando-os para audições e ajudando-os a integrar estudos universitários (Instituto Alicia Alonso em Madrid, a Sorbonne em Paris, a Codarts na Holanda, o Opus Ballet em Itália) e companhias internacionais (Europa Ballett, na Áustria e deStilte, na Holanda) nas áreas do ballet clássico, dança contemporânea e flamenco.

Após dez anos de trabalho árduo no ensino e divulgação da dança, a Academia de Dança de Matosinhos (ADM) integrada na Oioai! Associação, uma associação sem fins lucrativos, lançou-se em novos voos,  contribuindo para a concretização da Companhia de Dança de Matosinhos, em 2017. 

Os níveis de qualidade e excelência atingidos e a intensa atividade de ligação com outras instituições nacionais e internacionais foram possíveis com a contratação de docentes de grande qualidade provenientes de vários países, tais como Espanha, Brasil, México, Bulgária, Rússia e Brasil.

 

A qualidade do trabalho realizado e a sua integração no tecido cultural foi premiada em concursos nacionais e internacionais. Mereceu também o reconhecimento local da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira e da Câmara de Matosinhos, através de votos de Louvor.

Estão assim consolidados os alicerces de um projeto abrangente e coerente que tem vindo a crescer de forma sustentada e que visa não só a formação e a educação artística, com todo o rigor e disciplina que a dança exige.

PINOCHIO BONECO TOUREIRO 7.jpg

A recentemente criada CDM permite agora acrescentar valor ao esforço dos alunos abrindo-lhe as portas para uma carreira profissional.

A Academia de Dança de Matosinhos apresenta-se como um espaço de formação pluridisciplinar no domínio das artes performativas organizando-se num programa que compreende diferentes faixas etárias e diferentes modalidades que privilegiem a experimentação e prática artística.

O público-alvo da Academia são as crianças e jovens em idade escolar, entre os 3 e os 18 anos de idade, residentes no concelho de Matosinhos. O projeto apresenta também aulas regulares para adultos, com e sem formação prévia.

A Academia de Dança de Matosinhos promove um programa de formação vocacional em ballet clássico baseando a sua formação no método russo Vaganova, integrando as disciplinas de repertório, formação específica para rapazes e pas-de-deux. A Academia desenvolve também um programa de formação vocacional em dança contemporânea e flamenco.

Nas três grandes áreas do ballet clássico, dança contemporânea e flamenco desenvolve-se também trabalho de coaching, preparando alunos para concursos internacionais e audições para companhias de dança, tendo já orientado diversos alunos no prosseguimento de estudos em escolas internacionais.

No que diz respeito à formação livre a Academia apresenta disciplinas como a hip-hop, dança jazz, condicionamento físico, pilates e capoeira que poderão funcionar como disciplinas opcionais nos cursos vocacionais de ballet clássico, dança contemporânea e flamenco.


A Academia realiza parcerias com diversas instituições sociais e públicas, promovendo regularmente iniciativas como cursos de aperfeiçoamento e workshops nos mais diversos estilos da dança e estando sempre aberta e disponível para novos compromissos no domínio das artes performativas.

PINOCHIO BONECO TOUREIRO 5.jpg

Como complemento, a Academia conta também com um gabinete de medicina da dança, providenciando o acompanhamento em psicologia, nutrição, acupunctura e fisioterapia aos seus alunos, famílias e público externos.


A ADM desenvolve também projetos de cariz social, através da Academia Solidária, atribuindo bolsas de estudo a alunos carenciados e trabalhando com instituições de solidariedade social. A Academia promove de dois em dois anos uma Gala de Mérito, atribuindo uma bolsa de estudo a um dos seus alunos, reconhecendo desta forma o seu talento e mérito. Esta bolsa tem também como objetivo ajudar o aluno a participar em cursos de especialização no estrangeiro, contribuindo para o seu desenvolvimento e internacionalização.

Os alunos propostos à referida bolsa são os alunos que são selecionados a integrarem as turmas do Programa Complementar. Destas turmas fazem parte os alunos que apresentam capacidades físicas, técnicas e artísticas com potencial na área, e os que demonstram desejo em prosseguir carreira na dança. Estas turmas são organizadas de forma a que os alunos, tendo uma maior carga horária e treino específico, possam criar uma identidade artística e em função da idade preparar-se para audições. Estes são também alguns dos alunos medalhados em competições internacionais.

O trabalho para competição é também desenvolvido com os restantes alunos em coreografias de grupo. Todos eles já representaram a Academia além fronteiras, tendo obtido diversas medalhas.

Em conjugação com a disciplina de técnica de dança contemporânea, a Academia promove também a disciplina de oficinas coreográficas que pretende que o aluno adquira competências de criação e composição coreográfica, através de técnicas de improvisação e pesquisa que simultaneamente o permitem explorar e desenvolver a sua própria linguagem, como criador. No processo de trabalho coreográfico realizado neste disciplina é criada anualmente uma peça coreográfica de reflexão social que é apresentada em diversos contextos, e cuja missão principal será a consciencialização dos jovens para os temas a abordar.

No seu espaço, a Academia conta também com uma área reservada à construção de Adereços e Cenografia, a “Fábrica dos Cenários”, permitindo aos seus alunos o acompanhamento mais próximo de todo o processo que envolve a criação de um espetáculo.
Para os alunos com necessidade de apoio ao estudo a Academia providencia o estudo acompanhado com professores especializados nas mais diversas áreas, desde a Matemática ao Português, passando pelas mais diversas disciplinas do currículo nacional.

CONTACTOS

220155647 · 935939162

Av. Comendador Ferreira de Matos 443, 4250+124 Matosinhos Sul

HORÁRIO SECRETARIA

Segunda a Sexta: 16h30-21h30

Design BOX32

© 2021 Oioai Associação

Todos os direitos reservados