top of page

Professores

2_Bárbara Aguiar pb.jpg

Bárbara Aguiar

Bárbara Aguiar, nascida na Póvoa de Varzim, iniciou a sua formação em Ballet Clássico aos 5 anos pela Royal Academy of Dance, realizando todos os exames segundo esse método. 

Aos 12 anos iniciou a prática da Dança Jazz com a Professora Joana Quelhas. Ao longo da sua formação trabalhou com vários professores nacionais e internacionais participando em diversos workshops, cursos e concursos. Em 2013 começou a sua licenciatura em Dança pela faculdade London Studio Centre, em Londres, especializando-se em 2017 em Dança Contemporânea.
 
Iniciou a sua atividade profissional em 2017 em Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Dança Jazz e lecciona na Academia de Dança de Matosinhos desde 2019. 

3_Beatriz Ioty pb.jpg

Beatriz Ioty

Beatriz Ioty é Pós-graduada em Dança Contemporânea pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto; graduada em Artes pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro e formada em Ballet Clássico pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, no Rio de Janeiro.

 

Como bailarina, atuou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro e na Curitiba Companhia de Dança. Participou de diversos festivais e intercâmbios, entre eles o ImPulsTanz – Vienna Internacional Dance Festival e o Summer Program do Briansky Ballet Center, em Massachusetts.

 

Atualmente é professora de Ballet Clássico da Academia de Danças Matosinhos, para além de desenvolver o seu trabalho de investigação “O corpo nas artes performativas". 

Cláudia Pereira pb.jpg

Cláudia Pereira

Fez formação em Ballet Clássico pelo método ISTD na Academia Pirmin Treku com distinção. Certificou-se como Professora de Dança Contemporânea no Laban Center UK.

Recebeu uma bolsa de estudo na Gulbenkian e foi bailarina profissional de contemporâneo na Companhia de dança de Lisboa, tendo feito digressões por vários países da Europa.

No auge da sua carreira teve uma séria lesão na lombar obrigando-a a parar e a procurar outra saída profissional.

Rumou ao Hawaii onde fez formação de Personal trainer, tendo-se tornado cordenadora das aeróbicas no Sports Club Kahana, Maui. Também no Hawaii efetuou sua formação em Stott Pilates. Movimento, saúde, mindset, nutrição é o seu foco profissional.
 
A Cláudia é professora de Pilates da Academia desde 2009. 

prof francisca nunes.jpg

Francisca Nunes

Após concluir o Curso Dança – Formação de Bailarinos, na Escola de Dança Ginasiano, licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 

Sempre ligada à dança, vertente educacional, colaborou com a Companhia Instável e com o Teatro Aveirense em formações de dança criativa. Integra, desde 2013, a equipa da Academia de Dança de Matosinhos, sendo responsável pela coordenação das turmas de alunos mais novos.

 

Fez várias formações nas mais diversas áreas: PBT – Progressing Ballet Tecnic, formação de professores Método Vaganova com o Prof. Pedro Carneiro, formação e orientação com a Prof. Maria Luísa Carles, entre outras. 

sara2.jpg

Sara Silva

Formada em dança clássica e contemporânea por Central School of Ballet e Northern School of Contemporary Dance (Reino Unido) e coreografia por FAICC/Companhia Instável. Entre outros projetos, dançou com Phoenix Dance Theatre (estagiária), Companhia de Dança do Norte, Vórtice Dance, Abundance e Kale Companhia de Dança. Cofundadora, Diretora Artística, coreógrafa e bailarina da Companhia de Dança de Matosinhos e cofundadora de Corpo de Encontro. 

Como professora, colabora com escolas nacionais e internacionais desde 2013 nas disciplinas de dança clássica, dança contemporânea, coreografia e composição, condicionamento físico e orientação artística do programa vocacional da Academia de Dança de Matosinhos. 

Coreografou P’ra lá da Terra do Nunca, TRES.PAS.SAR com Catarina Campos, Não Faças da Violência o teu Género e De Lugar Nenhum para os alunos da ADM. 

Atualmente colabora com Thamiris Carvalho e Vinicius Ferreira para a criação de Beton para os Palcos Instáveis e é estudante de Mestrado em Ensino Profissional da Dança na Palucca University of Dance Dresden, Alemanha, com especialização em Dança Contemporânea.

7_Sara Osório pb.jpg

Sara Osório

Iniciou a sua formação em 1999 quando a capoeira tinha pouca expressão em Portugal.

 

Em 2004 fez estágio no Brasil, tendo viajado desde aí por toda a Europa dando workshops e cursos de capoeira. 

 

É federada pela federação portuguesa de capoeira e pertence à escola do Grupo Capoeira Jogo de Negro dirigida pelo Contramestre Cigano.

4_Carolina Correa pb.jpg

Carolina Corrêa

Pós graduada em Comunicação/ Marketing e formada em ballet clássico, iniciou sua formação em Flamenco em 2008. Viveu em Espanha onde aprimorou os seus estudos com grandes maestros em Madrid e Sevilla. Realizou o Ciclo Dedicado a La Formación Completa del Baile Flamenco, em Amor de Dios - Madrid.
 
Fez Residência Artística com Carmen “La Talegona” e participou no espetáculo dirigido por ela. Integrou o Coletivo Acuantos e foi artista residente do Centro de Referência da Dança SP. Participou em diversos projetos, tablaos e espetáculos como bailaora intérprete e solista (coreógrafa) da Cia Cuadra Flamenca e Cia Flamenca Ale Kalaf. Sob a direção de Clarisse Abujamra, interpretou Adela em "As Filhas de Bernarda".
 
Bailaora e professora de flamenco, aperfeiçoa seus estudos em cursos e eventos no Brasil e Espanha, anualmente. 

catia nicolau.jpg

Cátia Nicolau

Fez o curso de dança do Ginasiano. Tem o Bacharelato em Dança Clássica e Moderna/Contemporânea pela Codarts Hogeschool voor de Kunsten. É Pós Graduada em Dança Contemporânea pela ESMAE/Teatro Municipal do Porto e atualmente encontra-se no segundo ano do Mestrado em Ensino da Dança na Escola Superior de Dança.

 

Trabalhou e dançou reportório de: HansVan Manen, Jiri Kylian, Regina van Berkel, Conny Janssen dance company, Neel Verdoorn e Scapino Dance Company. Dançou reportório em Itália, Canadá, Brasil, Alemanha, Holanda, Bélgica e realizou uma formação em Wuppertal- Alemanha na companhia de dança da Pina Bausch.

 

Estagiou na Kale. Atualmente é professora de Técnica de Dança Clássica, Contemporânea e Dança Criativa em várias escolas de dança e simultaneamente realiza alguns projetos enquanto bailarina freelancer.

prof luisa carles PB.jpg

Luísa Carles

Maria Luísa Carles, natural do Panamá, fez a sua formação clássica em várias escolas de Dança e no Conservatório Nacional do Panamá, até que em 1972, ingressa na Companhia do Ballet Nacional do Panamá. Continua a sua formação em Inglaterra de 1975 a 1980. Chega a Portugal em 1980 como bailarina da Companhia Nacional de Bailado.

Exerceu, entre outros, o cargo de directora executiva e pedagógica da Escola Técnica de Profissionais de Bailado da Companhia Nacional de Bailado do Teatro Nacional de São Carlos entre 1989 e 1995.

 

Exerce funções no novo projecto Centro Histórico do OPART / Teatro Nacional de São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado e actualmente é gestora de Projeto nos Estúdios Victor Córdon.

 

É convidada a leccionar na Academia regularmente desde 2014.

5_Natália Vasconcellos pb.jpg

Natália Vasconcelos

Brasileira, iniciou a sua formação em ballet clássico aos três anos de idade tendo sido bailarina na cidade de Aracaju – Sergipe – Brasil.

 

Enquanto bailarina participou em festivais, mostras, competições, cursos e espetáculos (de repertório, musicais e novas criações) no Brasil. Desde 2007, é professora de ballet clássico a diversas idades e níveis de formação.

 

De 2009 a 2018, dirigiu um grupo de pesquisa e reconstrução de danças antigas, o Terpsícore Danças Antigas, com o qual se apresentou com performances historicamente instruídas de danças do período renascentista ( XVI e XVII) , inspirada em tratados de dança da época.Possui Mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (Brasil), tendo realizado pesquisa sobre as notações coreográficas ao longo da história da dança.

 

Integrou a equipa da Academia em 2020. 

1_Ana Borges pb.jpg

Ana Borges

Nascida em Portugal, Ana Borges é bailarina especializada em Hip Hop Dance, tendo tido formação em Portugal, Londres, República Checa, Espanha, Alemanha e E.U.A.

Ensinou durante vários anos em Portugal e foi convidada para eventos como “ Dance Summer Camp” Portugal e “EurHop Dance Camp”, Itália.

Atuou em palcos como Hard Rock Café, Coliseu do Porto, Casa da Música, Rock in Rio e Semifinais “Got Talent Portugal 2010”.

Mudou-se para Londres em 2014 fazendo parte de grupos como Boy Blue Ent, Definitives, Myself UK e Company B.
Ensinou para a Royal Academy of Dance através do programa Step Into Dance; e Pinneapple Dance Studios.
 
Em 2020 regressa a Portugal e integra a Academia de Dança de

de Matosinhos. 

prof ana silva.jpg

Ana Silva

Iniciou a sua formação em Sevilhanas e Flamenco no Porto, em 2004, com João Hidalgo. Num trabalho de formação contínua, tem realizado diversas formações especializadas em técnica e coreografia do baile flamenco em cidades como Jerez de la Frontera, Barcelona ou Madrid com profissionais como Alícia Marquez, Soraya Clavijo, Jaime Cala Salas, María del Mar Moreno, Manuel Liñan, Marco Flores, Olga Pericet, La Lupi, Chiqui de Jerez ou Adela Campallo.

Integrou o projeto Tablao Flamenco em 2007 e é co-fundadora da Companhia de Flamenco ConTemple, companhia com a qual participou em festivais como o Etnias, o Folia - Festival de Artes do Espectáculo de Lousada, entre outros.

Tem desenvolvido trabalho docente e coreográfico na área do baile flamenco em diferentes escolas, sendo atualmente professora de Flamenco (estilos e coreografias) e de Técnica de Flamenco na Academia de Dança de Matosinhos.

 

É curadora do Ciclo de Flamenco “Noites no Estúdio 2”, um ciclo didático e performativo que aborda as origens, evolução e riqueza desta arte.

bottom of page