Beatriz Oliviera.jpg

Ballet

Clássico

No ballet clássico o objetivo consiste em unificar a técnica, a música e a interpretação dos movimentos, promovendo assim oportunidades para o desenvolvimento de uma educação estética e artística.

Na Academia, procura-se proporcionar ao aluno uma formação técnico-artística que vai mais além do

nível académico, passando, acima de tudo, pela sua formação integral. Desde o exigente trabalho de condicionamento físico até à relação de pares.

O ballet clássico segue uma linha de conhecimento técnico gradual e rigoroso, o método Vaganova. Este método Russo é caracterizado pela plasticidade harmónica do movimento, pela flexibilidade, pela firmeza da colocação postural e ao mesmo tempo limpidez técnica. 

A disciplina do ballet clássico pode ser leccionada no regíme livre ou vocacional. 

Regime Livre

 

A academia disponibiliza também aulas de ballet numa vertente fundamentalmente lúdica.

Mantendo sempre as características associadas às exigências técnicas do ballet, estas são aulas em que o aluno pode desenvolver a sua própria expressão, trabalhando determinados movimentos do seu interesse, usufruindo de orientação personalizada, caso pretenda.

Níveis:

· Ballet Livre Iniciação

· Ballet Livre Intermédio/Avançado

Regime Vocacional

CURSO PRÉ-VOCACIONAL / BALLET INFANTIL

É constituído pelos três primeiros anos de formação do aluno, dos 3 aos 6 anos de idade, desde o pré-ballet ao elementar grupo II.

Através de uma aprendizagem proporcional à idade, o aluno explora as suas capacidades físicas. Os alongamentos, o trabalho de chão, as noções de ritmo, são ensinados dentro das possibilidades de cada criança. Estes três anos constituem uma preparação para os próximos níveis. Ao longo deste tempo são transmitidos conhecimentos técnicos e artísticos que irão ajudar o aluno a consolidar a sua formação, preparando-o para o futuro.

CURSO GERAL

Inicia-se no nível I e prolonga-se até ao nível X, dos 7 aos 18 anos. Durante este período o aluno tem ao seu dispor um conjunto de disciplinas fundamentais à sua formação académica e técnico-artística. Desde aulas de ballet clássico, aulas de pontas, aulas de condicionamento físico, aulas de progressing ballet technique, aulas de reportório, aulas de pas de deux, aulas específicas para rapazes e até mesmo aulas individuais caso seja do interesse do aluno. Todas estas aulas são pensadas de acordo com um fio condutor de exercícios, através dos quais os alunos desenvolvem e fortalecem a musculatura, trabalham a postura corporal e aperfeiçoam a coordenação motora.

EXAMES

Os alunos do pré-ballet não efetuam exame, apenas aula aberta. Do elementar grupo I ao nível III apenas efetuam uma avaliação de desempenho em abril, sendo que em dezembro apenas se apresentam em aula aberta aos pais. Do nível IV ao último nível os alunos efetuam duas avaliações de desempenho, o exame aberto aos pais em dezembro e o exame de final de ano.

PROGRAMA COMPLEMENTAR

Para alunos entre os 6 e os 21 anos, cujo objetivo seja o eventual prosseguimento de estudos na área da Dança, com formação em ballet clássico, dança contemporânea e flamenco, servindo como preparação para o ingresso em companhias ou escolas de ensino superior especializado em dança. Projeto que pretende formar nos alunos uma identidade artística própria, para além da formação técnica exigida pelos requisitos da área.